Vencendo Batalhas e conquistando sonhos.

Data publicação 02/09/2021

2 Reis 3:4 a 8

Vencendo Batalhas e conquistando sonhos.

 

Esse texto nos fala a cerca de um rei chamado Mesa, que pagava imposto para outro rei chamado Acabe, Acabe morre e Messa vê o filho de acabe com o nome de Jorão assumindo o seu lugar, e quando Mesa vê que Jorão era jovem, não tinha experiência em batalha, percebe que Jorão ainda não era uma pessoa tão treinada como ele, ele se revolta contra Jorão e disse para o teu pai eu paga imposto, mais para você eu não pago, o seu pai eu respeitava, mas você eu não respeito, o seu pai eu obedecia, mas você eu não obedeço,

 

-e ali surgi uma guerra, e de repente a guerra chega, de repente a luta chega, de repente o problema chega, de repente alguém que nós pensávamos que era ao nosso favor, se torna contra, de repente a empresa começa a ir de mau a pior, de repente a empresa estagna e para de crescer, de repente a luta vem, coisas que nós não esperávamos começa acontecer,

 

-  Vemos Jorão tomando 7 atitude para vencer aquela guerra, para vencer aquela batalha e realizar o sonho que estava no coração dele,

- Jorão não tinha a experiência que aquele homem chamado Messa tinha, Jorão não tinha a quantidade de cavalo que Messa tinha, Jorão não tinha a quantidade de soldados que Messa tinha, aos olhos humanos Jorão iria perder, aos olhos naturais não tinha jeito para Jorão,

*Talvez você tenha dito: Tenho as minhas batalhas, ela também enfrentou as minhas lutas, eu também estou passando por uma situação parecida, mas você não vai agir com olhos naturais, nós vamos agir com os olhos da fé, e o sobrenatural de Deus vai se manifestar no nosso meio.

 

1-A primeira coisa que Jorão faz; diz o texto mandou dizer a Josafá. Reconheceu que sozinho não dava para lutar conta Mesa, ele reconheceu que sozinho iria perder aquela batalha.

-A primeira atitude que Jorão tomou foi reconhecer que sozinho não dava para lutar contra Mesa, reconheceu que sozinho perderia aquela batalha. O que ele fez? Ele procurou Josafá.

 

-existe batalhas que não dá pra ir sozinho, porém existem pessoas que preferem perder, do que pedi ajuda a outros, existem pessoas que preferem perder do que dizer por favor me ajuda, Deus te trouxe aqui porque você fazer alianças certas a parti de hoje.

 

2- Segunda coisa que Jorão faz que nós aprendemos: a questão maior não é reconhecer que precisa de ajuda, mais a quem pedir ajuda, -olha quem Jorão foi pedir ajuda: Josafá, homem de Deus que ia no templo, dava testemunho, foi a esse homem que Jorão foi pedir ajuda. Na hora da batalha, na hora da guerra ande com pessoas que a fé dela é igual ou maior que a sua, na hora da guerra, anda com pessoas  que acreditam no sobrenatural. Jorão achou Josafá. Eu profetizo Deus vai enviar Josafá na sua vida para batalhar contigo.

 

3-Terceira lição: Josafa falou: Jorão eu irei com você na guerra. Andar com pessoa comprometidas, chega de pessoas ficar com você só na boa, chega de pessoas ficar com você só quando o dinheiro está no bolso,

Chega de pessoas ficar com você só na hora do verão, chega no inverno ela desaparece, precisamos andar com pessoas que são comprometidas, o comprometido está contigo na saúde e na doença. O comprometido está lotado ou quando você está enfrentando um problema dentro dela, o comprometido está contigo quando você está lá em cima e quando você está lá em baixo. Josafá disse que eu irei contigo Jordão mesmo sabendo que Mesa é maior e mais poderoso que você

 

-Mais uma coisa que eu aprendo aqui nesse ponto depôs de 7 dias, eles andando no deserto a água acabou e quando a água acaba, prece que é o fim,

Quando para o homem termina, para Deus apenas começa, quando para nós parece que é o fim, para Deus é apenas o começo, a Bíblia diz que a água veio e encheu a terra. O que Deus vai mandar aqui hoje é para resolver qualquer problema que estiver enfrentando.

-A água veio e encheu a terra: o seu milagre depende muito com quem você está andando, tudo que vem de Deus tem respaldo, tem alicerce, Jorão começa a andar com Josafá.

 

-Enquanto Jordão dizia: Deus nos enviou para morrer no deserto, Josafá dizia será que tem algum profeta aqui para nos ajudar?

- Uma pessoa de Deus do seu lado te traz controle na hora das dificuldades:

-Enquanto um dizia vai acabar, o outro dizia só vai começar, um dizia, vai fechar o ouro dizia vai abrir, um dizia vai dá errado o outro dizia vai dar certo.

 

- Honrar autoridade -No versículo 11

E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.

 

Elizeu significa solução: O que você precisa está mais perto do que imagina. A solução estava próxima. Aquele moço disse: aqui próximo tem um profeta chamado Elizeu, ele derramava água sobre as mãos de Elias.

 

Ninguém perguntou o que Elizeu fazia, mais quando eu honro a minha autoridade eu marco a minha geração, ninguém perguntou para aquele moço quem Elizeu era, ele fez questão de dizer aquele profeta chamado Elizeu, honrava o pastor dele Elias.

- Aqui tem um profeta chamado Elizeu que deitava água na mão do pastor dele chamado Elias.

Eu aprendo que a ingratidão fecha a porta para que o próximo milagre não aconteça na minha vida, mas a gratidão para com as minhas autoridades abre as portas para que os próximos milagres aconteçam na nossa vida, quando eu honro a minha autoridade, Deus me honra, quando eu defendo a minha autoridade Deus levanta pessoas para me defender,

.

O que você precisa está perto.

Verso 14

- Sabe porque que Eliseu recebeu Jorão? Porque Josafá estava do lado dele. Tem porta que só vai se abrir pra mim, quando eu estou do lado da pessoa certa.

- Uma lição fantástica, Deus pode entrar numa história, porque você está nela, Deus pode entrar em uma rua só porque você está nela. Deus pode entrar em uma empresa só porque você está nela, Deus pode entrar em um problema, só porque você está nele. Por causa de você a vitória vai chegar. Por causa de mim Deus faz crescer uma cidade.

 

4- verso 15 -Quarta coisa que eu aprendo aqui para vencer batalhas e conquistar sonho: seu sofrimento não move Deus, mais a sua adoração sim,

-Se o sofrimento movesse Deus, Deus estaria na porta dos hospitais curando todos os enfermos,

Olha o que diz o versículo 15: “Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor. ”

-Eu aprendo aqui uma lição, parece que vejo Elizeu dizendo assim: se vocês quiserem bater um papo comigo vamos conversar, se vocês quiserem que Deus fale pela minha boca vamos primeiro adorar.

-Jorão, Josafá se vocês quiserem papo comigo vamos conversar, mais se vocês querem ver Deus, traga um tangedor,

-Vamos começar adorar, e Deus vai vim e não vai ser eu que estarei falando, mais vai ser Deus falando através da sua boca, Deus quer falar através da sua boca, entenda isso, vocês querem ouvir a mim ou a Deus? Porque Deus desce onde tem adoração, a sua situação não move Deus, Em Daniel, Deus disse por causa das tuas palavras (oração) eu vim

 

5- vers. 16 “E  disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas.”

-A quinta lição: Precisamos fazer a nossa parte, quando eu faço a minha parte Deus não falha na parte Dele

Encher a talha com água é comigo, transformar água em vinho é com Deus. Eu tenho que fazer a minha parte porque assim Deus não vai deixar de fazer a parte dele.

 

6 - Verso 17- Deus disse não vai ter chuva não vai ter vento” - quem tem um sonho grande saia do seu lugar e vem aqui.

- Eu aprendo que até o não de Deus tem milagre, até quando Deus diz não, tem milagre.

 

7- No versículo de número 20: E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.

A profecia já estava liberada, a cova já estava aberta, mas a água não tinha chegado, porque que as vezes você já orou, já jejuou, já clamou mais a promessa não se cumpriu? Aprendemos que, na hora do sacrifício tudo que você precisa Deus faz chegar,

- As águas vieram pelos caminhos de Edom.

Água para chegar em Edom teve que subir a montanha. Nunca vimos água subir montanha, apenas água descer montanha. Apredemos a última lição: para te honrar, Deus muda até a lei da física e faz você chegar em lugares que nunca imaginaria chegar.

 

Para vencer aquela batalha:

  1. Jorão reconheceu que sozinho não dava,
  2. Jorão sabia que tinha que pedi ajuda para pessoa certa
  3. Ele procurou alguém que era comprometido,
  4. Ele sabia que tinha que adorar porque o sofrimento dele não ia atrair a Deus
  5. Verso 16 - fazei covas- faça a sua parte
  6. Até no não de Deus tem milagre, até quando Deus diz não tem milagre
  7. Na hora do sacrifício tudo que você precisa Deus faz chegar,