QUANDO A PRESENÇA DE DEUS NÃO É GARANTIA DE VITÓRIA.

Data publicação 15/04/2019

QUANDO A PRESENÇA DE DEUS NÃO É GARANTIA DE VITÓRIA.

 

            A presença de Deus gera milagres, vitórias, conquistas. Foi a presença de Deus que entrou na cadeia e libertou Paulo e Silas, foi a presença de Deus que entrou na casa de Zaqueu e salvou sua família.

            Mas quero falar sobre: Quando a presença de Deu não é garantia de Vitoria (1 Sm 4:1 a 11)

            Israel sai para batalha e morrem 4 mil homens, eles questionaram: porque perdemos a batalha sendo nós de Deus? Foram até aos anciãos e perguntaram: porque perdemos? E chegaram à conclusão: Faltou a arca que simboliza a presença de Deus.

            Então eles pegaram a arca, levaram para o arraial, e o chão tremeu quando a arca chegou. Os filisteus temeram, mandaram um espião para ver que barulho era aquele, mas mesmo assim o líder dos filisteus os conduziram a batalha . E Israel foi pra guerra.

            Na segunda  batalha com a arca de Deus, estavam Confiantes. Mas agora perdem de novo e dessa vez 30 mil homens morrem. A presença de Deus que era para dar Vitória não deu, tem algo errado aqui e certamente não é com Deus.

 

PORQUE ÀS VEZES PERDEMOS MESMO SERVINDO UM DEUS QUE NUNCA PERDE?

 

            Israel perdeu pela mesma razão que perdemos às vezes. Vamos ver aqui quando presença de Deus não é garantia de vitória:

 

1- QUANDO SÓ LEMBRAMOS DE DEUS NA HORA DO APERTO

 

            Israel não foi buscar a arca porque queriam adorar a Deus, buscar mais a Deus. Eles foram só porque estavam apertados, com medo. Israel não buscou a Deus por amor, mas só porque estavam enfrentando uma batalha. Às vezes só buscamos a Deus na hora do aperto.

            Vivemos uma geração que não pergunta se Deus vai junto, mas dizem: se o Senhor não quiser vir eu vou na minha capacidade.

            Israel foi para primeira batalha sem consultar a Deus. Alguns até dizem: Se eu perder o Senhor será envergonhado. Não esqueça quem é Deus. Se eu ganhar ele é Deus, se eu perder Ele continua sendo Deus.

            A minha vitória não é credencial para dizer que Deus é vitorioso

 

2-A PRESENÇA DE DEUS NÃO BASTA QUANDO NÃO SE TEM RESPEITO POR ELA

            Deus não vai dar coisas grandes se eu sou questionador, murmurador, ou na primeira prova eu quero desistir de tudo. Quando Deus te vê na prova, e você permanece firme Ele te promove.

            Hofini e Fineias chegam para carregar a arca. Eles eram 2 bandidos da época. Eles não serviam e nem adoravam a Deus. Na hora da festa eles aparecem  - Eles querem fazer em público o que não fazem em secreto. Alguns só querem orar quando tem gente vendo, andam descalço, rapam a cabeça, só querem aparecer (Lógico que existem os que fazem pra Deus, mas tem os que fazem para o homem ver)

            A maneira que eu louvo, oferto, oro, presto um culto,  estou declarando qual meu respeito com a presença de Deus.

            Quem sempre chega atrasado no culto está mostrando que não respeita a presença de Deus.

            O que garante a arca não é o ombro mas a santidade do sacerdote . Ombro todo mundo tem, mas santidade é só quem é de Deus.

            Os 2 filhos de Eli: Ofini e Fineias morreram. Eu não posso brincar com as coisas de Deus.

            Porque servimos a Deus e não vencemos? A culpa não é de Deus, o erro não é de Deus.

            Deus quer te usar pra sacudir essa cidade, mas temos que respeitar a presença Dele.

 

3-QUANDO EU NÃO HONRO A DEUS DA MANEIRA QUE ELE DEVE SER HONRADO .

            Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primícia de todos os teus ganhos; (Provérbios 3:9)

            Primícias significa o primeiro - Tudo tem que ser primeiro pra Deus. - tirar primeiro o dízimo do Senhor, e ofertar com liberalidade e amor.

 

Pr Flamarion