Pr. Flamarion Rolando - NÃO OLHE PARA TRÁS

Data publicação 12/06/2011

 

        “E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.”(Gênesis 19:26)
                Ló era casado, tinha duas filhas e morava em Sodoma, uma cidade que assim como Gomorra estava envolvida em inúmeras práticas que desagradam à Deus, como: prostituição, homossexualismo, lascívia e etc. Então Deus decide acabar com aquelas cidades e extinguí-las da face da terra; chamando dois anjos, os envia à Ló para dizerem: “Ló pegue sua mulher e suas filhas e vá para as planícies, porque Deus vai acabar com Sodoma e Gomorra. Porém, não olhem para trás, sigam em frente.”  Mas enquanto fugiam a mulher de Ló olhou para trás, e converteu-se em uma estátua de sal.
                Essa é a história bíblica, mas por trás dos relatos há uma revelação de Deus.
                Em Israel há uma estátua criada pela natureza, que segundo historiadores representa a mulher de Ló, que ficou paralisada ao olhar para trás ao invés de seguir em frente como Deus tinha ordenado. Milhares de pessoas estão com a vida paralisada, imobilizadas como uma estátua de sal porque só olham para trás, estão mortas, porém continuam andando. Não olhe para trás!
                Há quem diga que a mulher de Ló olhou para trás porque havia esquecido um batom, uma coisa simples. Tem pessoas que olham para trás por coisas simples, tem pessoas com a vida travada por coisas pequenas. Não olhe para trás, olhe para frente!
                Olhar para trás representava aquele passado de dor, de sofrimento, de homossexualismo, de prostituição, de vício, de tragédia e traição. Olhar para trás representa ficar preso no passado de dor, ao invés de viver um futuro de realizações. Olhar para trás significa não ter qualidade de vida, porque só abre a boca para falar o que deu errado, ao invés de profetizar o que está dando certo.
                Quando a mulher de Ló olhou para trás ela definiu seu futuro dela de morte e sem realizações.
                Nós dias de hoje quem olha para trás não se torna mais uma estátua de sal, mas com certeza define seu futuro. Quantas pessoas olham para trás e ficam enxergando o passado de derrota, ficam travadas no passado e não conseguem visualizar o futuro de vitórias que Deus preparou para elas.
                Ló era um homem bem sucedido, a bíblia conta que ele tinha fazendas, e mesmo assim não olhou para trás porque sabia que Deus tinha preparado um futuro muito melhor para ele e sua família. Quantas pessoas que por causa de coisas simples olham para trás, uma discussão, uma briga conjugal, uma perda.
                Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim, uns glorificavam à Deus pela vida do jovem, enquanto outros brigavam pelo caixão. Muitos ao invés de comemorar as bênçãos de Deus, ficam se prendendo à coisas pequenas que deram errado, e não vivem uma vida feliz.
                Olhar para trás é olhar para a coroa de espinhos, os cravos nas mãos e para sexta-feira da paixão, olhar para frente é olhar para o domingo de páscoa, para o Cristo ressuscitado. Olhar para trás produz morte, olhar pra frente produz vida. Olhar para trás produz tristeza, olhar pra frente produz alegria. Olhar para trás produz fracasso, olhar pra frente produz sucesso.
                Quando Deus decidiu que Davi seria rei de Israel, até seu pai o menosprezou, mas Davi não olhou para isso, ele olhou para frente. Por isso, ele não foi parado nem por leão, nem por urso, nem pelo gigante Golias.
                Quando olhamos para frente o próprio Deus entra na nossa causa e nos ajuda a ter vitória.