Pr. Flamarion Rolando - AS QUATRO BÊNÇAOS PROVENIENTES DO SEGUNDO BOI

Data publicação 10/03/2011

“Então o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai Senhor meu, se o Senhor é conosco porque nos sobreveio tudo isso, e que é que é feito de todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contaram dizendo: Não nos fez o Senhor subir ao Egito, porém agora o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos do midianitas.” (Jz 6:12


DEUS NÃO OLHA PRA O QUE SOMOS, MAS ONDE QUEREMOS CHEGAR - A Bíblia nos diz que o povo de Deus plantava e os midianitas e amalequitas vinham como gafanhotos e roubavam 90% da plantação e só deixava 10% para que eles pudessem comer e terem força para plantar novamente, para que então eles pudessem voltar para rouba-los. Porém a Bilbia diz que no meio de milhares de israelitas Deus escolheu um homem por nome Gideão para mudar a história daquela nação.
Gideão então fala pra Deus: Ai Senhor meu, com que livrarei a Israel, eis que a minha família é a mais pobre em Manasses e eu o menor na casa de meu pai. Quando lemos este texto aprendemos uma lição grandiosa, “Deus usa, exalta e transforma quem ele quer!”. Gideão poderia ser pequeno e pobre, mas o Deus de Gideão sempre foi rico e grande

A 1ª OFERTA DE GIDEÃO- DEUS A REJEITA
Gideão quer dar uma oferta para Deus, e pede que o anjo aguardasse até que voltasse com sua oferta Ele então pega um cabrito todo quebrado e machucado coloca-o num tacho e oferece ao Senhor. Porém, deus rejeita aquela oferta e imediatamente sai da sua presença.

GIDEÃO OFERECE O 2º BOI

Deus da uma segunda chance a Gideão. Diz o Senhor: Gideão toma um boi que pertence a seu pai, a saber o segundo boi de 7 anos e derruba o altar de baal que é de teu pai e corta o poste ídolo que está junto ao altar, e edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste baluarte em camadas de pedra e toma o segundo boi e oferecerá em holocausto com a lenha do poste ídolo que vieres a cortar. Entao chama Gideão 10 homens para ajuda-lo e faz tudo quanto Deus ordenara. Vai ao bosque, derruba o altar, corta o poste ídolo de seu pai (pois Deus não aceita idolatria dentro do nosso lar) e pega o segundo boi que representava o futuro da familia (Diz o historiador Flavio Josefo que aquele boi pesava 1.000kg) e edificou ali um altar ao Senhor. E a bíblia diz que dessa vez Gideão realmente se esforçou pra fazer aquilo que Deus queria e da forma como queria. E com isso aprendemos: AS QUATRO BÊNÇAOS PROVENIENTES DO SEGUNDO BOI OFERECIDO POR GIDEÃO.

1ª)DEUS TIRA A FORÇA DOS INIMIGOS DE GIDEÃO – Quando Gideão entrega o segundo boi, estando ele ali sozinho, veio contra ele milhares de inimigos, e a bíblia diz que Deus tira a força dos inimigos de Gideao de tal maneira que aqueles milhares de midianitas e amalequitas iriam saquear o que os israelitas haviam plantado, todos foram reduzidos a força de apenas um só homem. Não importa quantos problemas você tem passado, mas sim o poder que o seu Deus tem para tirar a força todos eles. Quanto maior for seu problema, melhor é, pois assim você não errará o alvo.

2ª) DEUS DEU A GIDEÃO A FORÇA DE MIL HOMENS- Eram milhares os inimigos que vinham contra Gideão que só tinha 300 do lado dele, mas a Bíblia diz que por causa da atitude de Gideão, Deus liberou pra ele e seus 300 uma unção pra eles produzirem por mil homens. Deus deu a Davi a destreza de mil homens, deu a Salomão a sabedoria de mil homens, deu pra Sansão a força de mil homens. E isso é o que Deus quer fazer conosco, nos revestir de unção tamanha que nos fará produzir por mil homens.

3ª) DEUS FAZ OS INIMIGOS DE GIDEÃO PROFETIZAREM SUA VITORIA – O inimigo de Gideão contava pra seu companheiro que havia sonhado que um pão de cevada rodava contra o arraial do midianitas e deu de encontro contra a tenda do comandante e eis que esta caiu e se virou de cima para baixo ficando estendido, então respondeu seu companheiro dizendo: Não é isso outra coisa senão a espada de Gideao filho de Joas, homem israelita. Nas mãos dele entregou Deus os midianitas e todo esse arraial. Muitas vezes não cremos no que Deus está dizendo sobre nossa vitória e por isso Deus mesmo faz nossos inimigos decretarem a nossa vitória na força e no poder de seu nome.

4ª) DEUS ENTREGOU OS INIMIGOS DE GIDEÃO NA PALMA DE SUA MÃO- Tendo ouvido Gideão contar este sonho e seu significado, adorou. E retornou ao arraial e disse: levantai-vos porque o Senhor entregou o arraial dos midianitas nas nossas mãos. Deus colocou os inimigos de Gideão na palma de sua mão. Num dia os inimigos de Gideao saqueavam tudo que ele e seu povo plantavam e quando ele decide fazer a coisa certa, no outro dia vemos Deus honrando a Gideão. A melhor resposta para o dia de ontem é o dia de hoje, quem te viu perder ontem terá que vê-lo ganhar hoje. Derrotado não é aquele que perde mas o que desiste, mas se você ainda luta você não é um derrotado mas um mais que vencedor.

Oferte seu segundo boi e você verá se cumprindo em sua vida e de toda sua família as 4 bênçãos provenientes do segundo boi. Deus retirara as força de seus inimigos, fará você produzir por mil homens, ouvira seus inimigos profetizarem sua vitória e os entregará na palma de sua mão.