Pr. Flamarion Rolando - O MILAGRE DE MANASSÉS E EFRAIM

Data publicação 25/05/2011

 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2)

            A VONTADE DE DEUS É: Boa, agradável e perfeita. E Ele quer que vivamos a Sua vontade diariamente.
            Todos os dias temos de tomar decisões: vender ou não vender, comprar ou não comprar, ir ou não ir, falar ou ficar calado. Mas precisamos ter muito cuidado na hora da decisão, para que façamos a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita e não a do VONTADE DO DIABO, que até se parece com a de Deus, pois é boa, agradável e desejável.(Gn. 3:6)
            Sansão quando viu Dalila, viu que ela era uma boa mulher, agradável aos olhos e desejável de se ter por perto. E assim como muitos na bíblia erraram, ele também pensou que era da vontade de Deus e se enganou, pois era da vontade do diabo e com isso passou a ser tido como palhaço, quando antes era juiz em Israel.
            Como saber se algo é da vontade de Deus ou se é vontade do diabo?
            Para que isso seja possível, precisamos ter a mente purificada de todo trauma, sofrimento e dor do passado.
            José passou por muitos problemas, foi traído, lançado numa cisterna, vendido como escravo, enganado, caluniado. Mas Deus tinha um projeto para a vida de José e para que esse projeto pudesse acontecer, Deus precisava apagar da memória de José todo passado de sofrimento, angústia, dor e mágoa. Então Deus operou o primeiro milagre:
            Manassés: Que significa: “Deus apagou da minha memória o meu passado de sofrimento.” Deus apagou da memória de José o passado de sofrimento, de dor, de trauma, de tristeza, de angústia, de revolta e de traição.
            Então Deus opera o segundo milagre:
            Efraim: “Deus me prosperou na terra da minha aflição, onde ninguém prospera.” Deus leva José àquela terra onde ele foi levado como escravo, uma terra de miséria. O Egito não tem transporte coletivo, não tem saneamento básico, a comida fede e é uma terra amaldiçoada. Mas ali onde José sofreu e foi injustiçado, Deus o fez governador do Egito e prosperou ele, de modo que os que antes tinham feito mal a ele, precisaram de sua ajuda e ele os ajudou. Mas para que Deus operasse o milagre de Efraim, primeiro ele realizou o milagre de Manassés.
            Muitas pessoas estão querendo viver o milagre de Efraim, sem antes passar pelo milagre de Manassés. Só é possível experimentar a vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita para nossas vidas, se tivermos a mente sarada e purificada.
            Porquê muitos não conseguem ver os sonhos de Deus realizados em suas vidas?
            No início o nosso ministério era bem pequeno e simples. E eu perguntava para Deus qual era o problema, já que a igreja do meu pastor tinha dez mil membros, porque a minha tinha setenta? E eu cheio de sonhos e projetos.
            Então o Espírito de Deus me visitou e me conduziu a ler Rm. 12:2. E me falou que para eu ser bem-sucedido e ter uma vida de vitória, ou seja, receber o milagre de Efraim, eu precisava receber o milagre de Manassés.
            Eu às vezes via pessoas que tinham me traído e não conseguia olhar no olho, estava com o coração cheio de ódio e de rancor. Mas Deus me curou.
            Deus só realizou o desejo dEle na vida de José, após realizar na vida dele o milagre de Manassés e só após realizar o milagre de Manassés, é que Ele realizou o milagre de Efraim.