Pedro: O improvável.

Data publicação 11/05/2020

Pedro: O improvável.

(Lucas 5:1 a 8)

 

  1. Quanto mais perto de Jesus, mais pecador nos sentimos - Jesus começa a história com Pedro entrando no barco dele, pregando no barco dele e fazendo um milagre. Quando Jesus enche o barco de Pedro de peixe, na mesma hora Pedro fala "se afaste de mim." "Porque Pedro, o que está acontecendo?" "É que eu sou pecador." E eu compreendi que quanto mais presença de Jesus na nossa vida, mais pecador a gente se sente.

 

  1. Ficar com Jesus, é melhor que ficar os peixes

Tem milagre que Deus está operando na nossa vida não é por questão de provisão, mas é questão de raciocínio. Tem coisas que Deus está dando pra gente que vai além do milagre. E É lindo que Pedro vai receber a maior proposta do dia. Pensa numa empresa com o dia de maior faturamento e naquele dia o Senhor chega pra ele e fala: fecha a empresa. Tem coisas que eu aprendo com Pedro e é incrível, porque as vezes a necessidade da gente é peixe. Tudo que a gente quer é peixe. Qual o seu problema? É peixe. Estava frustrado na beira da praia porque? Porque é peixe. Estava lavando a rede porque? Por causa de peixe. Estava tristinho porque? Por causa de peixe. Não queria ir na igreja porque? Por causa de peixe. Queria fazer a obra de Deus mas não podia porque faltava o que? Faltava peixe. Todo mundo tem uma desculpa pra não fazer a obra de Deus. E a desculpa sempre está ligada a uma frustração e as vezes Deus resolve a nossa frustração pra ver se a gente tem outra desculpa. Na hora que Jesus resolve a frustração de Pedro ele diz: Pedro, eu quero te fazer pescador de homens, e isso aqui é fantástico porque Pedro poderia ter escolhido ficar com os peixes. E imagino Jesus dizendo "Pedro quer ficar com os peixes? Ficar, é decisão sua. Agora você nunca vai andar em cima das águas. Quer ficar com os peixes? Fica, mas você não vai entrar comigo no quarto da casa de Jairo. Quer ficar com os peixes? Fica, agora não vai ser você que vai ser o pastor presidente de Jerusalém.

 

3-Pedro começa andar com Jesus:

                E Pedro começa a andar com Jesus de forma linda, mas chega o dia em que Jesus vai testar sua popularidade. "Tão dizendo que eu sou quem?" "o Senhor é isso, o Senhor é aquilo." "Não, mas vocês acham que eu sou quem?" Ninguém se levanta, até que Pedro levanta pra dizer "tu és o cristo, o filho do Deus vivo." A gente pensa que Jesus vai dizer "Pedro muito obrigado, você é o cara." Não, na hora que Pedro fala "tu és o cristo", Jesus diz a ele "e tu és Pedro." Aí você vai procurar o significado de Pedro, e tem uma tradução que diz assim: "Pedro é pedra pequena, quebrada, no meio da construção." A gente imagina que a igreja é feita de pedras grandes e perfeitas, e na verdade na igreja tem muito espaço é pra pedra pequena. Em todas as construções, vai ter um espaço da parede que não cabe tijolo completo, vai ter um espaço da parede que você vai ter que procurar entre os entulhos, uma pedra pequena. Quebrada que está no meio da construção. Não adianta, não tenta colocar um tijolo completo ali que não vai dar certo.  E o evangelho é isso. A igreja está lotada de pedra pequena quebrada, e a gente está fazendo um trabalho fenomenal. E olha só, toda pedra pequena, perceba que ela está num lugar de amarração, é pequena, é quebrada mas se não estiver ali, sua construção fica insegura. Deus vai requerer de muita gente que rejeitou pedra pequena e quebrada, porque cristo nunca fez isso.

 

4- Jesus chama Pedro de diabo

-Se a gente for analisar os discípulos de Jesus, quem prestava naquela gente? Quem era o bambambã daquela turma? O único que disse "eu vou contigo até na cruz" negou Jesus, foi Pedro.

                Pedro oscilava na fé, uma hora estava cheio de Jesus, outra hora cheio de satanás. Imagina o cara fala "tu és o Cristo" e daqui a pouco Jesus está olhando para o homem e falando "pra trás de mim, satanás."

 

5-Esse mesmo Pedro anda com Jesus três anos em um período de discipulado, e ele anda armado. E quando ele arranca a orelha do homem, Jesus não manda o cara jogar a espada fora, porque pra Pedro não adiantava Jesus mandar ele jogar a espada fora, Pedro era violento. Pedro estava em três anos de discipulado cerrado, mas ainda tinha vontade de matar um. E nem por isso Jesus rejeitou Pedro, e nem por isso Jesus deixa de investir em Pedro.

 

6-Jesus morre, Pedro nega. Mas antes de Jesus morrer, Ele passa por Pedro, e ele olha dentro dos olhos de Pedro. E a bíblia diz que Pedro chora amargamente. Isso é a foto de muita gente. Evangelho é alcançar gente como Pedro.

*Esse negócio de chorar amargamente é interessante. Quem já foi em funeral, onde o pai de família está lá no meio da casa, e a menina que mais deu trabalho a família é aquela que está fazendo escândalo chorando, gritando "eu quero ir junto com o senhor!!" e porque aquele é o choro amargo? É porque aquele choro é de alguém que está sabendo que o pai não vai voltar pra ela resolver as pendências. O chorar amargamente é o chorar não vendo solução naquilo que ela está chorando. E Pedro chora exatamente assim, porque ele sabe que Jesus vai morrer, e ele esquece que Jesus vai ressuscitar. "neguei meu salvador, neguei, acabou, eu vou chamar os discípulos, porque minha vida desgraçou toda agora." Ele pega o barco e vai, e vai e não pega nada. Porque quem anda com Jesus três anos, fica tão marcado que nem pra desviar presta mais. Tem gente me ouvindo querendo voltar a fazer o que fazia antes, mas não tem jeito. A mulher que abandona Jesus, no outro dia ela pega uma saia bem curtinha e sai no meio da rua que é pra todo mundo saber que ela saiu da igreja, e as amigas dela chegam pra ela e falam assim: "mulher pelo amor de Deus você está horrível." Aí ela pergunta: "está feio?", "não, é que você não combina mais com isso." Quem anda com Jesus três anos perde o jeito de muita coisa, e aprende a falar como Ele, a tratar como Ele.

 

7- Diga aos divulgou e a Pedro

-Passam três dias, Jesus ressuscita, e quando Jesus ressuscita e as mulheres vão pra cima dele ele fala "não me toque, mas diga aos discípulos e a Pedro" pensa que fofoca que isso ia dar nos dias de hoje em tudo que é rede social, porque Jesus não chamou Pedro de discípulo. Diga aos discípulos e a Pedro que eu quero falar com eles no lago de Genesaré. Era perfeito pra aquela onda de boatos. "Jesus não chamou Pedro mais de discípulo, agora vai jogá-lo fora, eu acho é bom, cinco meses de disciplina, vai tomar a credencial de apóstolo dele, a casa caiu, aquela promessa de ser pastor já era.

 

Aí Jesus vai pra beira do lago de Genesaré e dá o grito: "tem alguma coisa pra comer?" "Tem não." "Lança a rede do lado direito do barco", eles lançam, vêm peixes selecionados, Pedro olha e fala "já assisti esse filme, eu já vi essa cena." Desce todo mundo, vai todo mundo pra lá, menos Pedro, que Pedro mergulha, todo mundo chega enxutinho , menos Pedro que chega todo molhado. Todo mundo chegando "paz pastor Jesus" e Pedro "bom dia." Todo destreinado, meio azedo, agora tem um detalhe aqui. Quando Pedro nega Jesus, Pedro segue Jesus de longe, Pedro se esquenta na fogueira dos outros. Quando Jesus espera Pedro no lago de Genesaré, Jesus espera Pedro com uma fogueira acesa. Quem nega Jesus perde a sua fogueira, se esquenta na fogueira dos outros, quem nega Jesus perde o poder e a autoridade, e eu conheço o Cristo que quando vem pra recuperar, não vem pra recuperar somente a vida moral, ele já vem com a fogueira acesa. E ele já vem com peixe e brasa, porque os discípulos tão a três dias com fome, três dias sem querer comer direito, três dias com saudade de Jesus. E eu acho lindo isso aqui. Jesus prepara peixe, o peixe foi pros discípulos, mas a fogueira é pra Pedro, Jesus está dando um sinal de recuperação pra Pedro: "nunca mais você se esquenta na fogueira dos outros."

 

 

                Tem pessoas que perdeu a sua fogueira, perdeu a autoridade, perdeu o desejo de orar, perdeu oque você tinha mas o Senhor, hoje prepara uma fogueira com peixe assado, e ele está dizendo: se alimenta porque Eu estou esquentando uma vez mais você. Se alimenta porque eu não vou recuperar só uma área da sua vida, eu vou recuperar teus negócios, eu tenho interesse em recuperar a tua vida espiritual, eu tenho interesse em recuperar a autoridade que você tinha. Eu tenho interesse em recuperar o desejo de orar que você tinha, é pra isso que eu montei uma fogueira."

 

8-A fleuma da segunda casa será

Maior que a da primeira

- Pedro nega Jesus, Pedro segue Jesus de longe e Pedro se esquenta na fogueira dos outros. Primeiro problema de Pedro Jesus já resolve. Agora Jesus chama Pedro pra perto, segundo problema resolvido. Mas Pedro negou Jesus três vezes, mas por três vezes Jesus pergunta a Pedro se ele o ama. E aonde o pecado abundou, superabundou a graça. Pedro vem numa reunião acabado, destruído, e volta como pastor presidente. Pedro vem pra uma reunião com um ministério falido, todos os sonhos enterrados, mas o Céu não desiste de ninguém por causa de um "eu não o conheço.". É preciso colocar isso na cabeça dos crentes urgente. Ou a gente volta a pregar que a igreja ainda é oficina de reciclagem, ou a gente vai ter uma igreja lotada de pessoas perfeitas, onde na verdade o pregador é do mesmo material de quem está ouvindo a pregação.

 

9-Somos como Pedro

"Porque pela graça sois salvos, isso não vem de nós." Isso é Cristo ali dizendo, Eu lhe amo e Eu quero investir em você.

 

Pr. Flamarion Rolando