O CASAMENTO E O GENERAL NAAMÃ

Data publicação 15/10/2018

 

 

                Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o senhor dera vitória a Síria; era ele herói de guerra, porém leproso". (II Reis 5.1)

7 QUALIDADES DO GENERAL NAAMÃ

                O general Naamã possuia 7 qualidades que fizeram dele um homem vencedor:

1º COMANDANTE: Líder, exemplo e ser seguido

2º GRANDE HOMEM: Respeitado por todos

3º ADIMIRADO: pelo próprio rei

4º INFLUENTE: por toda a Síria

5º CONCEITUADO: Diante de todos

6º VITORIOSO: Nunca experimentou derrota

7º HERÓI: Aplaudido e honrado por toda a nação Síria

 

Porém, leproso, cheio de fraqueza

                Dentro de casa, o general Naamã vivia outra realidade: era leproso. Quando ele entrava em casa e se despia de sua farda de general, enfrentava uma dura e cruel realidade, contrária a tudo que ele estava acostumado a lidar fora de casa.

AS DUAS REALIDADES DO GENERAL NAAMÃ

Fora de casa: Líder,  grande homem, admirado, influente, conceituado, vitorioso e herói.

Dentro de casa: Sem liderança alguma, inútil, impotente, desprezado, sem prestígio, um coitado, sem conceito, sem referência, fracassado e digno de dó.

Na rua vitorioso, dentro de casa, derrotado

                O general Naamã sofria terrivelmente com estas duas realidades: dentro de casa, até a empregada dava conselhos a ele. Diante de sua família, sentia-se inútil por causa da lepra. A doença obrigava a própria família a desprezá-lo. Todos em casa tinham "pena" dele. Um homem fracassado diante de toda família e digno de dó.

QUAL MARIDO E ESPOSA ESTÃO PREPARADOS, EMOCIONALMENTE, PARA ENFRENTAR ESTAS DUAS REALIDADES?

                "A vida do general Naamã retrata a maioria dos casamentos." Muitos maridos e também muitas esposas vivem essa dura realidade.

O SOFRIMENTO DOS MARIDOS

                A maioria dos maridos fora de casa são respeitados, honrados e admirados, aplaudidos, bem conceituados. Porém, ao chegar em casa, vivem outra realidade: são tratados como lixo, desrespeitados, desonrados, valem menos do que um cachorro. Na rua, o marido é exaltado; dentro de casa um fracassado; na rua são considerados benção, em casa uma maldição; na rua recebe muitos elogios; em casa, só maus tratos.

 

O SOFRIMENTO DAS ESPOSAS

                A maioria das esposas enfrentam essa mesma realidade, ou seja, "a realidade da rua e a realidade dentro de casa". É muito comum encontrarmos esposas chorando por causa dos maus tratos, humilhadas por sentires que não valem nada dentro de sua própria casa. Na rua, só alegria, dentro de casa, só tristeza; na rua sucesso; em casa, fracasso.

 

O que não acontece na maioria dos casamentos!

"Todo marido será honrado dentro de casa pela sua esposa" (Ester 1:20)

"Toda esposa será tratada pelo marido com dignidade" (1 Pedro 3:7)

                Qual marido e qual esposa estão preparados para suportar essa situação? Esta realidade deixa qualquer pessoa emocionalmente descontrolada, estressada, oprimida e triste. A situação é terrível!

A FRUSTRAÇÃO DE SALOMÃO

"Não conheço o caminho do homem com uma mulher".

"Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, a quarta eu não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma mulher" (Provérbios 30:18-19).

Nem Salomão descobriu a solução!

1- Conheço o caminho da águia no céu;

2-Conheço o caminho da cobra na penha;

3-Conheço o caminho do navio no meio do mar;

4- Não conheço o caminho do homem com uma mulher.

 

                Salomão, considerado o homem mais sábio do mundo fez uma declaração assustadora em Provérbios 30:18-19: "Não conheço o caminho do homem com uma mulher"

                Se Salomão, que viveu com centenas de mulheres, declarou que não sabia o que fazer para que o casamento desse certo. O que será de nós, então?