QUEM VOCÊ É? DISCÍPULO OU SEGUIDOR?

Data publicação 23/05/2016

 

“Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.” (João 18:17)

 

O díscipulo acredita verdadeiramente na obra,  nos ensinamentos do líder, já o seguidor apenas acompanha, caminha por diversas razões, como: interesses, obrigação, vaidade, status, comodidade e outros tantos motivos.

 

DISCÍPULOS:

1) Segue a Cristo por ele ter as palavras de vida eterna.    

2) Experimentou uma transformação.

3) Pratica a palavra de Deus.

4) Reproduz os ensinamentos de Cristo.

5) Ama servir nas coisas do reino.

6) É apaziguador.

7) É cidadão do Reino de Deus.

8) O discípulo ama seus líderes.

9) Faz discípulos.

10) Comprova, ratifica os ensinamentos.

 

SEGUIDORES:

1) Segue só por interesses pessoais.

2) Prefere contemplar Deus de longe.

3) Aprende a palavra e não pratica.

4) Não reproduz o que foi ensinado.

5) Fica perto enquanto está tudo bem.

6) Anda com ímpios.

7) É apenas religioso.

8) O seguidor não ama o seus líderes.

9) Não faz discípulos.

10) Se afasta a beira da luta.

 

O seguidor vê  de longe Jesus fazendo maravilhas na vida dos outros. O discípulo chega perto e vê Jesus fazer maravilhas na vida dele. Coré estava junto com o povo de Israel como escravo, não tinha sonhos, não tinha ideais, não tinha família, não tinha saúde, não tinha proteção, não tinha casa própria, não tinha filhos, porque o povo de Israel vivia na senzala. Vivia construindo palácios avenidas, estátuas, monumentos para o Egito.

Então quando surgiu Moisés ele aproveitou, usou a autoridade de Moisés, para sair da escravidão, sair da pobresa miséria, mas no deserto na primeira oportunidade ele provocou a morte de quatorze mil pessoas com sua rebelião, inflamando as pessoas contra Moisés. Falaram até em apedrejar Moisés fazendo ele Chorar, provando que não era discípulo mas sim seguidor.

 

Muitas pessoas hoje procura somente os favores de Jesus e da igreja. Quando sai da escravidão, da ignorância, dos vícios, doença, do pecado.  Na primeira oportunidade mostram que são seguidores e não discípulos. O discípulo ama e segue as orientações, o seguidor só faz o que lhe convém e lhe interessa. Não seja seguidor seja discípulo. O seguidor quer o que está na sua mão. O díscipulo quer o que está no seu coração. O seguidor observa jesus de longe, o discípulo anda com Jesus de perto. O seguidor vai até onde lhe convém, o discípulo vai até às últimas consequências. O seguidor da trabalho, o discípulo trabalha. O seguidor some na hora da crise e luta, o discípulo permanece com Jesus mesmo na hora da crise.