O VERDADEIRO CRISTÃO

Data publicação 17/02/2020

“E tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.” (Atos 11:26).

            Existem três características fundamentais que vai mostrar se alguém é um verdadeiro cristão ou não. É sobre estas três que quero falar.

 

1° O VERDADEIRO CRISTÃO É DISCÍPULO DE CRISTO.

            O discípulo de Cristo tem algumas características:

 

A) Aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. O verdadeiro cristão é discípulo de Cristo, e o discípulo de Cristo imita o mestre. Como é que Jesus andou? Eu vou imitar o mestre. Como é que Jesus comportou? Eu vou imitar o mestre.

 

B) O discípulo de Cristo produz frutos. “Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis” Romanos 11:29.Dom espiritual é a manifestação do sobrenatural de Deus através de homens, mas a manifestação de Deus não significa aprovação de conduta, mas significa a grandeza da sua misericórdia e do seu favor. O que Significa isso? Não é porque alguém cura enfermos, expulsa demônio, ou está fazendo a obra, que significa que ele é verdadeiro cristão.

 

C) O verdadeiro discípulo de Cristo está sempre junto do mestre. “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” João 6:68. Em outras palavras eu não posso viver sem o Senhor, eu quero estar junto do Senhor, eu quero estar perto do Senhor.

 

D) O discípulo de Cristo se relaciona com outros discípulos. “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.” 1 Coríntios 12:12. O corpo é um conjunto de membros interdependentes, e nenhum membro sobrevive fora do corpo, se você viver isolado, você morre. Precisamos nos relacionar. Por isso a importância de pertencer a algum ministério da igreja.

 

E) O discípulo de Cristo produz outros discípulos. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28:19-20. Saia do lugar de acomodação, da sua vida religiosa, vá pregar o evangelho! Fale de Jesus para os seus amigos, para seus parentes, na escola, no trabalho, no mercado. O mundo está vazio e você está cheio da palavra da vida eterna.

 

2° É SERVO DE DEUS.

            Características do servo do Senhor:

 

A) É obediente. “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” João 15:14. “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo.” Mateus 24:45-46. O servo de Deus, o verdadeiro cristão, serve ao senhor e é obediente.

 

B) O servo do Senhor é fiel e honesto. O cristão tem que comprar e pagar. Se eu não posso pagar eu não compro. Como é que alguém está na igreja, deve os outros e vive uma vida em paz?

 

C) O servo do Senhor é prudente. Evita danos, não causa problemas e o que faz não gera escândalos.

 

D) O servo do Senhor é produtivo. Gera frutos, e não problemas.

 

E) O servo do Senhor serve aos homens como se fosse ao Senhor. “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente á vista como para agradar aos, homens mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor e não aos homens,” Colossenses 3:22-23. Aqui senhor significa autoridade aqui na terra. Esse texto eu vivo ele até hoje, com intensidade eu sirvo as minhas autoridades. O verdadeiro cristão tem essa consciência. Servir não é puxar saco, servir é honrar, servir é respeitar.

 

3° O VERDADEIRO CRISTÃO É FILHO DE DEUS.

            O diabo será sempre diabo, anjos serão sempre anjos, animais serão sempre animais, mas o homem pode se tornar filho de Deus. Todos os homens são criaturas, mas podem se tornar filhos. “Mas a todos quanto receberam aos que creem em meu nome deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”. João 1:12. O filho de Deus:

 

A) Tem uma carga genética do pai. DNA é uma molécula que define as espécies e transfere para as gerações futuras as características da espécie. “Sede pois meus imitadores como filhos amados” Efésios 5:1

 

B) Aceita correção.“Pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.” Hebreus 12:6. Eu tenho que aceitar correção.

 

C) Tem responsabilidade com o nome do pai. “ Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens,” 2 Corintios 3:2. Você é a carta aberta de Deus. Eu tenho que ter responsabilidade com o nome do Pai.

 

D) O filho de Deus tem direito a promessa do Pai. “Ensinando-os a observar todas as coisas que eu tenho vos mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28:20. Deus está conosco até o final o final de tudo. “Portanto já não é mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.” Gálatas 4:7.