O VALOR DE UMA AUTORIDADE ESPIRITUAL

Data publicação 11/09/2017

"Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR" .1 Samuel 24:10

 Embora Saul estive sendo rebelde a Deus, Davi ainda respeitava a posição que ele ocupava como o rei ungido por Deus. Ele sabia que um dia ia tomar o seu lugar, mas também que não lhe competia eliminá-lo ele próprio. Davi nos ensina com essa atitude que devemos honrar nossas autoridades, pois isso agrada a Deus.

Deus não tem compromisso com quem não tem lealdade com sua liderança. Os servos de Davi disseram: “-Colocamos Saul na sua mão.” E Davi disse: “- Não aceito, pois, ele é ungido do Senhor.” Você só irá descobrir que o seu líder é ungido quando você não perder a sensibilidade da gratidão. Davi não avaliou Saul pelos seus erros, mas porque ele era ungido do Senhor.

 Deus provoca a diarréia de Saul para ver qual seria a reação de Davi. Deus irá permitir que você descubra o defeito do seu líder, para saber qual será a sua reação. Deus não usa o seu líder porque ele é perfeito, mas sim, por causa da unção que há na vida dele.

 Davi nunca teve medo de Absalão, porque ele mesmo nunca fora rebelde com Saul. Toda pessoa que expõe a fraqueza do seu líder, não valoriza o que o seu líder já fez por ele. Noé se embebedou e Cão, seu filho, o expôs publicamente anunciando a sua nudez, esquecendo-se que só estava vivo devido a uma promessa feita por Deus ao seu pai, pois, quem achou graça diante de Deus foi Noé, e só por isso Cão ainda estava vivo.

 Cão apenas valorizou o erro. Os servos de Davi queriam que Davi valorizasse apenas o erro de Saul. Quando não valorizamos os meios que Deus usa para nos colocar a frente, destruímos todo o projeto que Deus tem em nossa vida.

 Quem permitiu Davi de lutar contra Golias foi Saul. O líder é quem Deus usa para nos colocar diante das nossas oportunidades. Davi estava na caverna, e ele tinha tudo para matar Saul, que estava de costas. Os seus liderados queriam que ele o matasse, mas Davi grita: -“Não toco nele, pois ele é ungido do Senhor”.Davi não permitia que seus liderados falassem mal do seu líder. O que você diz quando alguém fala mal do seu líder? Vamos aprender com Davi.