TERÇA 02/08 - 19:30

Como superar as afrontas da vida?

Data publicação 18/09/2017

Todos nós somos afrontados, tem gente que é afrontado porque não tem nada, outro porque prosperou, tem gente que e afrontado porque está no pó, tem gente e afrontado porque cresceu.  Mas nós temos que saber,  seja qual for nossa posição, lidar com afronta,  com humilhação. Lidar com quem se levanta contra nós, e ai sim com a sabedoria de Deus nós vamos  romper, nós vamos vencer.

                Quero falar sobre Senaqueribe, um rei  que tentou invadir Judá, em Jerusalém, com grande afronta,  cercando aquela cidade fazendo com que Ezequias - o rei de Judá, tivesse medo.  Mas Ezequias tomou algumas decisões, e teve algumas atitudes para vencer aquela situação:

 

1) Reconhecer que tem coisa que é só Deus para resolver e precisamos ir à casa do Senhor - “E aconteceu que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR.”( 2 Rs 19:1)

2) Não perder a fé, mas saber que existe uma realidade, não tampe o sol com a peneira. – “E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz.”(2 Rs 19:3)

3) Reconhecer que as vezes não da para ir sozinho, tem que ter uma autoridade espiritual com você. – “E os servos do rei Ezequias foram a Isaías. E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.”(2 Rs 19:5-6)

4) O inimigo tentará mostrar seus feitos para intimidar você. – “Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e tu, te livrarás?”(2 Rs 19:11)

5) Apresente a Deus suas afrontas. Não guarde pra você, transfira para Deus. O que você pode resolver deve ficar em sua mão, mas o que não pode, deixe nas mãos de Deus. – “Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.”(2 Rs 19:14)

6) Se derrame em Deus, se entregue totalmente em Deus. – “E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.”(2 Rs 19:15-16)

7) As afrontas vem para Deus ser glorificado. – “Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.”(2 Rs 19:19)

8) De onde a afronta veio voltará, por amor a Ele mesmo, Deus te dará vitória. – “Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma.

Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor. Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.”(2 Rs 19:32-34)        

 

9) Se necessário for, Deus envia seus anjos para fazer justiça em seu favor. – “Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.”(2 Rs 19:35)