ÁGUA OU SANGUE

Data publicação 07/10/2019

1 Samuel 7:7-10

 

A bíblia diz que quando Israel abandonou a fé, e o primeiro amor e largaram a arca da aliança que era o símbolo da presença de Deus de lado, e se tornaram idólatras, servindo outros deuses, quais foram consequências disso? Os filisteus escravizaram os hebreus. Durante 20 anos, os filhos de Israel plantavam, e os filisteus colhiam. Durante 20 anos, os filisteus estuprando as mulheres, matando crianças, espancando pessoas, os fazendo trabalhar como escravos, e a bíblia diz que durante vinte anos eles choraram de sofrimento, lamentavam a situação de crise e miséria que os filisteus impuseram sobre eles.

O povo de Israel se reuniu em Mispa e os filisteus, armados, cercaram aquela cidade. Quando os hebreus viram que os filisteus estavam preparando a guerra pra matá-los, eles procuraram o profeta e sacerdote Samuel. E eles disseram: “Samuel, nós estamos sentindo gosto de morte na boca, as crianças estão chorando, os idosos, homens e mulheres todos tremendo.” Aí Samuel  falou assim: Quer vencer o inimigo, derrubar os filisteus, quer vencê-los? Vocês precisam fazer algumas coisas:

1-Voltar ao primeiro amor.

2-Abandonar a idolatria, tirar a idolatria do meio de vocês, e vocês vão servir somente ao Senhor.

3-Entrar em oração. Vão bater o joelho no chão e orar em Mispa, vocês vão guerrear no mundo espiritual em oração.

4-Vocês vão sacrificar no altar.

A bíblia diz que os hebreus foram lá e pegaram água e derramaram no altar. Aqui está o nosso sacrifício de água. Os filisteus continuaram de pé mesmo após os hebreus fazerem tudo isso. Então, voltar ao primeiro amor, abandonar a idolatria, oração de verdade, e água no altar não resolveu.

Os filisteus continuaram de pé ameaçando Israel. A Bíblia diz Que eles voltaram no profeta Samuel e disseram: “Samuel, nós abandonamos a idolatria, voltamos ao primeiro amor, estamos orando, jejuando, colocando água no altar, mas nós continuamos com medo”. Os filisteus estão urrando, e nós estamos sentindo gosto de morte na boca. Faça alguma coisa por nós. O que Samuel fez? Ele trocou o sacrifício.

E Samuel disse: hebreus, o que vocês têm colocado no altar? Disseram: água, sacrificamos água. E Samuel disse: sacrifício de água não tem poder de derrubar o inimigo. Samuel disse: Israel, venha ver pra vocês aprender o que faz o inimigo cair por terra. "Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
1 Samuel 7:9. Ou seja, ele trocou o sacrifício de água pelo sacrifício de sangue.

O verso 10 diz que Deus trovejou. No momento que Samuel  derramava sangue no altar, Deus manifesta com um grande trovão que abre a terra e sepulta os filisteus. Sacrifício de água o inimigo fica de pé e você no chão, mas sacrifício de sangue o inimigo fica no chão e você de pé! Deus manifesta de maneira estrondosa, a terra se abriu e sepultou os inimigos.

Os inimigos foram sepultados, aterrados diante do sacrifício de sangue. E quando os hebreus viram os filisteus mortos na frente deles, eles gritaram Ebenézer, que significa: “até aqui nos ajudou o senhor”!